PAISAGISMO E O MEIO AMBIENTE
A importância do paisagismo está acima dos elementos visuais. Confira mais! | postado em 18/05/2018
O paisagismo favorece o meio ambiente e é necessário aplicá-lo corretamente e com muita seriedade, não se limitando a projetos meramente decorativos, promovendo o equilíbrio do ecossistema. A prioridade é preservar a natureza e inserir elementos que agreguem valor à paisagem e consequentemente ao espaço que é destinado. As áreas verdes urbanas são um ajuste para o equilíbrio ecológico.
Lugares abertos e com mais verde proporcionam maior mobilidade e embelezam a paisagem urbana, além de atrair a avifauna, permitir um rápido escoamento de água através de canteiros e gramados, diminuir a temperatura e garantir um boa sombra fresca.
O Paisagismo demonstra o quanto é importante a utilização do verde nos centros urbanos, que é um aliado na melhoria da qualidade ambiental e um valioso instrumento para a Gestão Ambiental. Por menor que seja o espaço disponível, sempre existe a possibilidade de integrar o homem ao meio ambiente.
O paisagismo vai além da estética e de aproximar a população da natureza, as árvores, por exemplo, contribuem para atenuar a poluição visual, pois elas são componentes que conferem forma aos ambientes urbanos onde desempenham um papel importante, delimitando espaços, orientando visualmente e valorizando imóveis. É possível melhorar e preservar o meio ambiente através do paisagismo, e o ser humano é o maior beneficiado nesse contato com a natureza.
De um modo geral, a população espera que algo de bom venha acontecer em benefício do meio ambiente, e em nosso benefício, harmonizando o urbano ao humano. Mas o que não se pode esquecer é que o ato deve começar de dentro para fora.