Série "Faça você mesmo" : bricolagem
A ação de exercer trabalhos domésticos sem recorrer a um profissional! | postado em 14/08/2018
Faça serviços domésticos, sem a necessidade de recorrer a um profissional! Este é o lema da bricolagem, palavra originária do francês "bricòláge" que se refere a ação de exercer trabalhos domésticos de pequeno porte, em casa.
O verbo bricolar em português ainda não foi formalizado nos dicionários. Ele aparece na língua espanhola, mas isso é questão de tempo porque esse tipo de atividade está tão em moda que as pessoas vão fazer trabalhos de jardinagem, serviços de decoração, irão pintar os móveis, fazer artesanatos, aproveitar objetos, realizar pequenas reformas, texturizar paredes, dar manutenção em móveis, consertar eletrodomésticos etc e vão dizer que estão “bricolando”.
O que importa mesmo é que a bricolagem tem ajudado muitas pessoas a se sentirem úteis e com autoestima. E olha que ainda nem mencionamos o fato de se fazer economia financeira.
Para quem acha que não possui habilidade para fazer os serviços domésticos, há na internet uma infinidade de aulas e demonstrações gratuitas que ensinam a fazer todo tipo de coisa. Até mesmo alguns programas de televisão são voltados especificamente para o ensino da bricolagem.
Para “fazer você mesmo’ é necessário possuir alguns tipos de ferramentas. Elas são muito úteis e podem ser das mais simples até as mais complexas. Tudo depende do seu objetivo. Segue uma lista!
- Alicate
- Trena
- Pá com bico
- Tesoura para grama
- Conjunto de brocas
- Jogo de chave
- Carrinho de mão
- Alicate de pressão
- Óleo desengripante
- Furadeira
- Cortador de grama elétrico
- Esmerilhadeira
- Serra circular
- Serra mármore
- Cortador de grama
- Aparador de grama
- Lavadora de alta pressão
- Compressor
- Motosserra
- Aparador elétrico de cerca viva